domingo, 26 de março de 2017

13/03/17  -


                    Essa aula foi um pouco mais rápida, então serei sucinta no meu relato. A professora iniciou relembrando o documentário " Janela da alma " e destacou mais uma vez os aspectos sobre a visão de mundo e assim pudemos perceber a criticidade envolvida no interdiscurso. Além disso, houve também um momento dinâmico no qual pudemos analisar algumas imagens e textos. Foi realizada uma atividade em grupos que consistia em analisar as imagens de jornais, revistas e cartoons para classificarmos quanto ao tipo de relação que estava envolvendo o texto e a imagem. Sendo assim, aprendemos três tipos:  ancoragem (quando o texto apóia a imagem), ilustração (a imagem apóia o texto) e o relay ( a imagem e o texto são complementares). A atividade foi legal, mas me senti meio confusa. De certa forma, me despertou para uma análise mais maliciosa, vendo o que está por trás de uma imagem ou de um texto, pois quase sempre os jornais trazem suas ideologias como forma de manipulação. Posteriomente, houve a roda de conversa e alguns colegas apresentaram seus livros, não me identifiquei com nenhum dos livros dessa vez. Essa foi a última aula antes da prova, estava um pouco tensa.

                   

2 comentários:

  1. Thayse,

    A análise (a racionalização) do uso de imagens não é realmente fácil, pois estamos a usar imagem de forma intuitiva. Parar para pensar sempre dá confusão. Estou te desafiando a fazer uma análise, com base nessas categorias estudadas, da relação texto/imagem presente no seu diário da aula anterior a esta. Conversamos depois, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa figura está inapropriada. Havia colocado, porque achei engraçada e era como estava me sentindo nesse dia devido à semana de provas, mas não tem a ver com o que escrevi. Irei retirá-la. Obrigada por comentar!!

      Excluir