sábado, 4 de março de 2017

13/02/2017  

        

                      A aula de hoje teve como tema: " A construção da relação eu e o outro no universo da leitura e da escrita. Interdiscursividade e interpessoalidade".. Foi utilizada a crônica de Rubem Alves para discussão sobre intertextualidade. A professora perguntou a alguns alunos qual teria sido o ponto alto da crônica e depois de diversas opiniões, chegamos à conclusão que o posicionamento do autor era defender o amor eterno. Enfatizando uma ideia oposta a do autor, escutamos a música dos Tribalistas chamada " Já sei namorar ", ficando evidente que o amor não é eterno. A partir daí, a professora explicou o que seria interdiscursividade, achei bem interessante, pois não tinha noção do significado. Sendo assim, aprendi que é a relação ideológica de um ponto de vista em relação a outro e em qualquer linguagem tem de haver pelo menos dois posicionamentos. Achei a aula bem diferente, mais dinâmica, gostei da tirinha da Mafalda, da música e também dos vídeos sobre intertextualidade produzidos por estudantes. Ao final tivemos a roda de conversa e um colega apresentou o livro " O retrato de Dorian Gray ", fiquei bem curiosa, porque já tinha ouvido falar, mas hoje fiquei convencida a baixar esse livro pra ler. Outro colega apresentou o livro " Os sertões ", de Euclides da Cunha e me fez lembrar da época em que fiz meu primeiro vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário