domingo, 12 de fevereiro de 2017

Terceira aula- 06/02/2017

                A aula foi iniciada com a explicação sobre o segundo capítulo do texto de Lajolo e Zilberman. A professora  reiterou alguns aspectos  sobre os três pilares no universo da escrita e leitura, mostrou a importância da tecnologia, pois sabemos que ela se faz presente em nossa rotina e que não se trata apenas de uma questão técnica.
                Explicou ainda que para se ter  uma boa compreensão no âmbito da leitura, é necessário  entender um pouco de técnica de escrita e mostrou que a leitura se dá em tempo real, pois hoje sabemos que a notícia é quase simultânea, sendo assim é preciso filtrar o que é mais importante para o nosso conhecimento.
                A tecnologia tem seu lado positivo, pois o meio digital  ajuda a organizar a escrita e o pensamento. Além disso, no texto foi mostrado que não há concorrência entre a leitura digital e o livro físico. Houve um momento de discussão sobre esse aspecto. Na minha opinião, os livros físicos não irão desaparecer, pois sempre há pessoas que irão preferi-los.
                 Formamos grupos e procuramos identificar em nossos textos dois elementos: aceitabilidade e relação oralidade/escrita. Finalizando a aula, um colega apresentou um livro na roda de conversa e foi bem interessante, pois falava sobre a seca e  imigrantes, mostrando a realidade brasileira. A professora leu uma crônica chamada " As mil e uma noites " para mostrar aspectos de intertextualidade, provavelmente será o assunto da próxima aula.  Fiquei pensando na riqueza da crônica ao citar autores conhecidos, isso foi um aspecto que me prendeu ao texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário