segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Segunda aula

                         Hoje tive meu segundo dia de aula. No primeiro momento, a professora fez uma introdução sobre o universo da leitura e da escrita abordando os três pilares: concepção de leitura/escrita, diferentes usos da linguagem e os elementos da textualidade. Explicou alguns trechos do livro " Das tábuas da lei à tela da computador " (Marisa Lajolo/Regina Zilberman). Alguns aspectos me chamaram a atenção na aula, ver a linguagem em três perspectivas: cognitiva, instrumental e sociológica. Além disso, aprendi que não existe separação entre linguística e literatura e que não deve existir supervalorização da escrita, pois oralidade e escrita se complementam. Vi também que o discurso se refere a uma interpretação da realidade. No segundo momento, alguns colegas compartilharam seus textos com a turma, achei interessante, percebi que devido à carreira acadêmica na área de Letras/pedagogia, alguns já possuem uma maturidade maior na escrita. Durante a aula, senti que minha escolha por este curso pode me proporcionar momentos de aprendizagem que vão além da sala de aula. A professora continuou explicando mais alguns aspectos sobre o livro supracitado e houve também uma discussão sobre o blog de uma estudante de Letras que havia cometido um erro na acentuação do " por que ", alguns criticaram e outros aceitaram. Na minha opinião, por se tratar de informalidade, não há necessidade de tantas cobranças. Achei muito interessante essa aula e a impressão que tive foi que tenho muita coisa para aprender e estudar, mas me senti motivada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário